• Unidade Vale do Paraíba: (12) 3206-7462
  • Unidade São Paulo: (11) 97479-3831
contato@timerh.com.br

Avaliação Psicossocial

Em atendimento às Normas Regulamentadoras as empresas deverão realizar a Avaliação Psicossocial dos seus colaboradores que tem como objetivo analisar aspectos clínicos e laborais que compõe o perfil do indivíduo e busca obter informações a respeito do trabalhador nos diversos contextos em que está inserido, identificar os riscos e avaliá-los.

Os riscos inerentes ao trabalho em ambientes adversos aos quais os trabalhadores podem ser submetidos durante sua atividade laboral podem levá-los a condições extremas, comprometendo suas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais. Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio das Normas Regulamentadoras preconiza que as empresas onde possuem atividades em ambientes adversos, devem submeter seus trabalhadores à avaliação psicossocial.

A metodologia aplicada que é composta por testes psicológicos e questionários de avaliação psicossocial tem como finalidade investigar a estrutura de personalidade, fatores individuais e organizacionais que podem afetar de forma positiva ou negativa à saúde geral do colaborador, vulnerabilidade ao estresse no trabalho; satisfação com sua atividade laboral, aspectos motivacionais, organização do trabalho, apoio familiar e social, entre outros.

A avaliação psicossocial fornece indicadores aos profissionais da segurança e da saúde ocupacional, bem como da área de gestão de pessoas, através de subsídios para o planejamento e desenvolvimento de ações na gestão dos riscos psicossociais laborais como forma de intervenção nas situações de trabalho para criar condições que permitam a sua gestão, com vista a uma melhor saúde, segurança e bem-estar.

O que é:

É uma avaliação realizada por profissional psicólogo, por meio de análise da história clínica pessoal e ocupacional, com a aplicação de testes psicológicos específicos, efetuada em trabalhador que precisa exercer atividades que requerem habilidades especificas alinhadas ás práticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e às normas regulamentadoras.

Analisa aspectos psíquicos que compõe o perfil do indivíduo podendo ou não comprometer sua realização em tarefas específicas.

Objetivos:

·         Identificação e mapeamento do perfil profissional do colaborador.

·         Análise das condições psicológicas do indivíduo.

·         Análise de perfil comportamental e atitudinal.

·         Avaliação e devolução de resultados.

A TIME Consultoria desenvolve esta ferramenta de forma inovadora e baseadas em Técnicas de Competência. Nos consulte.

 

R. Irmã Maria Demétria Kfuri, nº 737 - Jd. Esplanada II - 12242-500 - São José dos Campos, SP | Tel: (12) 3206-7462

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog

Copyright © 2018 - Time Consultoria

Desenvolvimento Web: Sites & Cia